domingo, 20 de dezembro de 2009

Cuidados com a pele no Verão

O que mais devemos nos preocupar no verão é com o envelhecimento precoce da pele pela exposição solar e danos à saúde como o câncer de pele. Os efeitos dessa exposição não aparecem em um primeiro momento, ele é cumulativo e vai surgir conforme os anos. Você não precisa frequentar a praia para sofrer esses prejuízos, é só sair de casa que já é agredido com os raios ultravioletas. Podemos observar uma nítida diferença na pele das mãos de uma pessoa mais madura onde normalmente é mais exposta ao sol, comparada com a pele da coxa que se encontra protegida e coberta.

As ondas A e B da radiação ultravioleta são as mais relacionadas ao fotoenvelhecimento. A radiação A penetra mais profundamente e está presente durante todo o dia causando envelhecimento e câncer de pele, enquanto a radiação B está principalmente entre as 10 e 15 horas e penetra mais superficialmente, causando danos mais agudos como avermelhamento e queimaduras.

As pessoas de pele e olhos claros, cabelos loiros ou avermelhados são as mais propensas a demonstrar os sinais de fotoenvelhecimento.

Cuidados com o sol:

Devemos nos prevenir desde criança usando filtro solar todos os dias nas áreas descobertas do corpo, que frequentemente são: os braços, mãos, rosto, pescoço e colo;

Usar boné ou chapéu para uma maior proteção da face;

Evitar o sol das 10 às 16 horas;

Todo cuidado é pouco, mesmo dentro da água ou embaixo do guarda-sol você está exposto a radiação, os raios refletem na água e areia e atingem a sua pele;

Hidrate-se, tome bastante água;

Evite frutas cítricas na praia que podem causar manchas na pele;

Após a exposição solar, depois do banho, use cremes e loções pós-sol para hidratar a pele e evitar o despelamento;

Use óculos escuros para proteção dos olhos, a exposição solar pode causar catarata e outros danos.

(Instituto Blanch Marie)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails