domingo, 20 de dezembro de 2009

Alimentos gordurosos e sistema imunológico

Um estudo com camundongos indicou que uma dieta rica em gordura pode enfraquecer o sistema imunológico, deixando os animais mais propensos a uma série de doenças. Realizada pela Academia Sahlgrenska, na Suécia, a pesquisa mostrou que roedores com alimentação à base de banha de porco por um longo período tinham mais dificuldades no combate a bactérias no sangue.

Como esperado, os ratos alimentados com esse tipo de dieta – que derivou 60% das calorias ingeridas das gorduras – ficaram mais gordos do que aqueles com uma alimentação que retirava apenas 10% das calorias consumidas das gorduras. O mais surpreendente foi que esses animais apresentaram o sistema imunológico menos ativo – com os leucócitos tendo pior resultado em lidar com bactérias no sangue, o que poderia contribuir para infecções generalizadas ou sepse.

“A obesidade é normalmente associada com inflamação que não é resultado de infecções, o que simplesmente significa que as defesas imunológicas são ativadas desnecessariamente”, explicou a pesquisadora Louise Strandberg. “Ironicamente, os ratos sob a dieta rica em gordura pareceram ter sistemas imunológicos menos ativos quando eles realmente precisavam dele”, completou a especialista, destacando que pessoas obesas também correm maior risco de ter uma infecção, por exemplo, no contexto de uma cirurgia.

(University of Gothenburg)

Nota: "Fala aos filhos de Israel, dizendo: Não comereis gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra" (Lv 7:23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails