Crianças que utilizam blogs, SMS ou acessam redes sociais no dia a dia melhoram suas habilidades com a escrita, indicou uma pesquisa realizada pela instituição britânica National Literacy Trust. Das 3.001 crianças entre 9 e 16 anos entrevistadas pelos pesquisadores, 24% possuem seu próprio blog, enquanto 82% enviam mensagens de texto por celular pelo menos uma vez por mês. Desse total, 73% falam com amigos por meio de serviços de mensagem instantânea, como MSN e Google Talk.
O levantamento também mostrou que, embora utilizem meios digitais na comunicação, os jovens ainda fazem uso de papel e caneta na hora de anotar dicas durante as aulas ou no momento em que precisam finalizar seus deveres de casa.
As crianças que possuem blogs ou estão nas redes sociais foram avaliadas como donas dos melhores textos. "Nossa pesquisa sugere uma forte relação entre a utilização da tecnologia pelas crianças e atividades com leitura e escrita", disse o diretor da National Literacy Trust, Jonathan Douglas. "A relação com as tecnologias on-line incentiva os jovens a escrever pequenas histórias, cartas, letras de música ou diários", completou.
Douglas também quebrou paradigmas ao afirmar que os estilos informais de escrita, comuns na web, não atrapalham o progresso da habilidade na redação de textos. Questionado sobre o futuro da literatura em tempos de mídias digitais, o pesquisador foi enfático: "Nosso estudo mostrou que, quanto mais a tecnologia é utilizada, mais habilidades literárias são desenvolvidas".
(Veja)
Nota: Embora as novas tecnologias tenham sua vantagem, devemos nos preocupar com o conteúdo veiculado através delas. Por isso, as crianças devem ser acompanhadas e orientadas pelos pais quanto ao uso dessas ferramentas. Não devem consumir muito tempo nessas atividades virtuais e nem se expor indevidamente. Além disso, é bom que elas também tenham contato com os bons e velhos livros de papel, e vejam que os pais se interessam por conhecimento. A propósito, aproveite para conhecer o blog da minha filha. Clique aqui.[MB]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário