domingo, 17 de janeiro de 2010

Maçã tem vitaminas e minerais essenciais

De fruta do pecado [sic] a importante fonte nutritiva, rica em substâncias fundamentais para o perfeito funcionamento do organismo humano. Esta, segundo a nutricionista Gabrielle Macedo, é a definição da maçã, alimento muito comum no cardápio dos brasileiros e, de acordo com estudos, repleta de princípios nutritivos e vitaminas que estimulam e regulam o metabolismo. De acordo com a especialista, a maçã é importante fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3) e sais minerais, como fósforo e ferro. "As vitaminas do Complexo B ajudam a regular o sistema nervoso e evitam problemas de pele, problemas no aparelho digestivo e queda dos cabelos. Já os minerais previnem o cansaço mental e contribuem diretamente para a formação dos ossos e dos dentes".

A nutricionista explica, ainda, que a fruta é uma importante fonte de fibras, substâncias que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e que estabilizam a concentração de açúcar no sangue. "Uma maçã (peso médio de 100g) fornece, aproximadamente, 10% da quantidade de fibras que necessitamos ao dia. A principal fibra encontrada na maçã é a pectina, indicada principalmente para pessoas que sofrem com colesterol elevado e para diabéticos", conta.

A maçã é, também, uma importante fonte de ácido málico, responsável pela diminuição de secreções e pelo combate de diversos problemas que causam, entre outros, inflamações na boca, garganta e intestinos. "Não foi comprovado cientificamente, mas talvez se deva ao ácido málico uma revelação feita por um estudo realizado na Finlândia. Segundo a pesquisa, existe uma forte relação entre o consumo de maçã e a redução dos riscos de câncer de pulmão. O ácido málico trabalha diretamente no sangue e nos tecidos, eliminando o ‘lixo’ originado pelo metabolismo", completa a especialista.

Além das vitaminas e sais minerais, a maçã é uma importante fonte de flavonoides, substâncias responsáveis pela redução do risco de doenças do coração, derrames e que possuem, também, atuação no combate ao câncer.

(Lide Multimídia Assessoria de Imprensa; Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais)

4 comentários:

  1. Casca de maçã evita proliferação de células tumoraisA maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, através da ingestão de uma maçã por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também tem um efeito acentuado para emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.

    A Maçã produz uma acção benéfica sobre o coração actuando de duas formas: pelo elevado teor de potássio e pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, evitando a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo o trabalho cardíaco, prolongando a vida útil do coração. Também tem propriedades medicinais, ao ser suavemente usada como uma espécie de laxante, pois ajuda na eliminação das fezes. Ela atua da seguinte maneira: Durante a digestão ela absorve a água e durante a eliminação ela libera esta água que ficou armazenada, assim, não deixando que as fezes se recequem, causando problemas posteriores como a prisão de ventre.

    A maça possui as seguintes vitaminas: B1,B2 e Niacina, e também contém sais minerais como Fósforo e Ferro.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails