sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Coma mais maçãs!

As variedades são muitas e a composição química magnífica: 0,5% de proteínas, 14% de carboidratos e muitos micronutrientes essenciais à saúde como potássio, magnésio, fósforo, além das vitaminas A, B1, B2, B6 e C. Estudos antigos já mostravam que o consumo de uma maçã ao dia era capaz de reduzir os níveis de colesterol no sangue, melhorar a eliminação de metais tóxicos, reduzir a incidência de doenças periodontais e facilitar a digestão. Fora isso, são muito fáceis de serem carregadas na bolsa, sendo um lanche muito prático. Para complementar, um novo estudo publicado no BMC Microbiology mostrou que as bactérias boas presentes no trato digestório adoram os compostos presentes nas maçãs, o que fortalece o sistema imunológico local e mantém as células do intestino saudáveis, algo fundamental para a prevenção do câncer de cólon e de doenças inflamatórias intestinais. No estudo realizado com camundongos, os que ingeriram mais pectina, um componente das fibras dietéticas da maçã, tinham quantidades aumentadas de bactérias benéficas, que melhoram a saúde intestinal.

Essas bactérias conseguem utilizar a pectina para produzir ácidos graxos de cadeia curta, matéria prima que mantém o pH do meio em condições ótimas não só para a sobrevivência delas mesmas mas também para a boa absorção de nutrientes. O butirato produzido também mantém as células do intestino saudáveis.

(Pesquisa: Tine R Licht, Max Hansen, Anders Bergstrom, Morten Poulsen, Britta N. Krath, Jaroslaw Markowski, Lars O. Dragsted and Andrea Wilcks. "Effects of apples and specific apple components on the cecal environment of conventional rats: role of apple pectin". BMC Microbiology, 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails