domingo, 31 de janeiro de 2010

Mais que perder peso, manter a saúde

Quando nos alimentamos, estamos provendo ao corpo os nutrientes que ele precisa para manter suas funções, renovar células e dar energia para os movimentos de trabalho dos órgãos internos e também para o movimento dos músculos, quer seja no trabalho ou na prática de atividades físicas através dos esportes. Quando nos alimentamos em equilíbrio, as funções vitais são mantidas e o peso permanece estável. Ao contrário, quando nos alimentamos muito e não mantemos atividade física para gastar essa energia obtida através dos alimentos, nosso corpo acumula essa reserva em forma de células gordurosas, entendendo que a qualquer momento essa energia poderá ser solicitada. Abaixo estão algumas dicas práticas sobre perda de peso saudável:

1. Manter um programa regular de refeições, isto é, ter hora certa para comer e não ficar beliscando entre uma refeição e outra. Geralmente, o adulto deveria fazer 3 refeições diárias, não dispensando um bom desjejum, tendo um almoço normal e um jantar leve, pois quando dormimos estamos gastando pouca energia.

2.Excluir o açúcar e as frituras.

3. Utilizar com frequência os vegetais folhosos e aqueles que produzem flores (brócolis, couve flor, etc) temperados com 10ml de azeite, pouco sal, limão e temperos frescos.

4. Evitar misturas de amidos na mesma refeição, isto é, quando comer batata, não usar arroz ou massas, ou ao contrário, quando comer arroz, não usar na mesma refeição batata ou massa.

5. Utilizar em média uma colher de sopa de óleo ao dia por pessoa em casa no preparo dos alimentos.

6. Evitar beber líquidos durante as refeições.

7. Beber, em média, 1,5 a 2 litros de água por dia.

8. Adotar uma atividade física aeróbica com duração de 40 minutos aproximadamente, 4 vezes por semana.

(Portal Natural)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails