terça-feira, 27 de abril de 2010

Como salvar seu casamento

A revista Época da semana passada trouxe como matéria de capa uma reportagem intitulada “Como salvar seu casamento”. Achei especialmente interessantes as dicas “6 conselhos que podem ajudar”, elaboradas por psicólogos e estudiosos do casamento:

1. Modelo de casamento. Fomos educados a acreditar que o casamento é romântico. Pois ele não é. Talvez, se tivéssemos mais informação sobre como o casamento se dá, teríamos menos decepções com ele. O casamento é uma relação de conexão com o parceiro, é educar filhos juntos, é cuidar um do outro, é ser fiel ao outro [mas também é alimentar o romantismo, sim].

2. Passar tempo juntos. Uma das principais causas das separações é o casal não passar muito tempo junto. Priorize seu casamento. Tire férias ao menos uma vez por ano sem as crianças [hmm, difícil...] e desligue-se do trabalho.

3. Fazer sexo.
Sexo é uma das mais importantes conexões do casamento. Faça o que for necessário para manter a chama acesa. Estimule sexualmente o companheiro, mesmo que a princípio ele, ou ela, não esteja a fim.

4. Flerte. Lembra-se de como você e seu companheiro flertavam no início do relacionamento? Faça isso continuamente, e sua relação será mais excitante. Casamento não é apenas sexo. O carinho também é muito importante. Andem de mãos dadas; sentem-se juntos no sofá; se aninhem.

5. Converse. Procure sempre bater papo. Fale sobre seus sentimentos e os assuntos importantes do dia. Se estiver magoado com seu parceiro, não se feche. É importante manter os canais de comunicação abertos.

6. Isolamento ocasional. O fato de estar casado com alguém não significa estar grudado naquela pessoa. É importante que cada um tenha seu espaço, seu tempo. [...] E às vezes até manter um lugar na casa onde possa ficar só. A solidão nos faz querer ir ao encontro do outro.

Em se tratando de “como salvar” um casamento, senti falta da dica que seria a mais importante de todas: convidar o Salvador para o casamento. Casais que oram, tem uma (a mesma) religião e cultuam juntos são muito mais felizes em todas as áreas da vida. Segundo o apóstolo João, Deus é amor. Se falta amor no casamento, atitudes planejadas (ao estilo Desafio de Amar) ajudam, mas a fonte do verdadeiro amor é Deus. Amando ao nosso Criador teremos muito mais amor para dar ao cônjuge e aos demais familiares.

Como diz uma musiquinha antiga: “Se na família está Jesus, é feliz o lar.”

DB

2 comentários:

  1. E o que fazer quando a mulher quer conversar e o marido não, esta cansado,quer dormir,ele só procura a esposa quando sente desejos...e a maioria das mulheres querem muito mais do que sexo,querem carinho, atenção, companheirismo, a falta disso tudo e mais também acaba com o casamento....

    ResponderExcluir
  2. O fator mais importante num relacionamento a dois, especialmente no casamento, é o "diálogo"; Sem o qual nenhum, absolutamente nenhum relacionamento subsiste. Quem sabe, procurando se inteirar daquilo que ele mais gosta, seria um bom começo para se iniciar uma boa conversa. O par deve sempre procurar o melhor assunto para começar um bom diálogo com o outro, mesmo que para isso, seja necessário aprender um pouco sobre o que o o outro aprecia; por exemplo, aprender algo sobre o seu time favorito, seu filme que mais lhe tocou, suas musicas prediletas. Isso é apenas o pretexto para se começar uma boa conversa e no decorrer do papa, é sempre possível, com tato, inteligência e perspicácia partir para outras áreas, inclusive sobre o próprio relacionamento.Mas, eu diria mesmo que a causa mais fatal para um casamento ou relacionamento conjugal, é a rotina. Por isso, é sempre muito importante que as coisas não caiam na rotina, pois o ser humano gosta sempre de novidades. boa sorte e que o Senhor nosso Deus Criador, que instituiu e abençoou o casamento lá no Édem, lhes abençoe junto ao seu companheiro.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails