quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mitos que podem custar vidas

Em um mundo ideal, todos deveriam ter formação em primeiros socorros. Mas, de acordo com St. John Ambulance, até 150 mil pessoas morrem desnecessariamente na Grã-Bretanha a cada ano por ataques cardíacos e vítimas de asfixia. Por causa disso, a instituição de caridade “The Difference” lançou uma campanha para ensinar como lidar em situações comuns. A entidade aponta os dez maiores equívocos em se tratando de primeiros socorros:

Mito 1: A ambulância chegará em um minuto. Não, se você apenas chamá-la, ela não vai. Na Inglaterra, por exemplo, a meta de tempo de resposta para emergências de risco de vida é de oito minutos, e apenas para 75% de todos os incidentes. Tempo suficiente para que o acidentado, dependendo da gravidade, morra.

Mito 2: Melhor não fazer nada para não piorar a situação. Se alguém está sangrando e você não fizer nada, a pessoa pode perder muito sangue e morrer e se alguém está inconsciente, não respirar e você não fizer nada, a pessoa pode continuar inconsciente e não respirar.

Mito 3: Caso haja um sangramento pelo nariz, é preciso inclinar a cabeça para trás. Esta ação pode fazer com que o sangue desça para a garganta e cause náuseas e vômitos. Em vez disso, incline a cabeça para frente, aperte as narinas e respire pela boca. Se você ainda estiver sangrando em 30 minutos vá para o hospital.

Mito 4: Vítimas de ataque cardíaco devem deitar-se, ao invés de sentar-se. A posição semi-sentada com os joelhos dobrados e cabeça e os ombros apoiados é a melhor para a pessoa respirar.

Mito 5: Se um braço ou uma perna está sangrando muito, você deve amarrar um torniquete apertado acima do ferimento. Em vez disso deve ser feita uma pressão sobre a ferida com um curativo, e elevar o membro machucado.

Mito 6: Você nunca deve mover alguém depois de um acidente de trânsito, mesmo se não estiver respirando. Mesmo com lesões na coluna vertebral, é mais importante se certificar de que a pessoa está respirando. Deve-se inclinar a cabeça, levantando seu queixo.

Mito 7: Se uma criança bebe água sanitária, faça-a vomitar. Isso pode causar mais danos quando o vômito sai do corpo. Ligue para a emergência e dê à ela leite frio ou água, se eles têm os lábios queimados de substâncias corrosivas.

Mito 8: Se alguém está sufocado com um objeto estranho, vai apreciar um par de dedos garganta adentro. Isso realmente pode empurrar ainda mais para baixo a obstrução. Em vez disso, bata com firmeza no meio das costas.

Mito 9: Se alguém está tendo um ataque epiléptico, colocar algo em sua boca – uma colher, talvez. Isto é usado para evitar que o indivíduo morda a língua, mas eles estão propensos a quebrar os dentes, ou o próprio objeto e, em seguida engasgar com os pedaços. A melhor coisa é amortecer a área com algo como um casaco ou cobertor.

Mito 10: Se alguém se sente fraco, coloque sua cabeça entre as pernas. Eles podem simplesmente cair para frente. Em vez disso, deite a pessoa e levante suas pernas para aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Certifique-se que há abundância de ar fresco.

(Opinião e Notícia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails