quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Estabilidade emocional e inteligência prolongam vida

Homens inteligentes e emocionalmente estáveis podem viver mais do que aqueles que são neuróticos e menos inteligentes, segundo estudo da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido. Em pesquisa com cerca de 4,2 mil homens, os especialistas observaram que aqueles que apresentavam uma tendência a se preocupar demais e a ter oscilações emocionais, além de menor habilidade cognitiva, tinham mais chances de morrer ao longo de dez anos. De acordo com especialistas, pessoas neuróticas tendem a ser tensas, ansiosas e propensas à depressão, tendo mais probabilidade de fumar e de ter pior saúde do que aquelas que não são neuróticas. Porém os efeitos desses traços poderiam ser reduzidos entre os mais inteligentes, que são mais propensos a ter recursos necessários para lidar com os problemas de saúde.

No estudo, um total de 234 homens morreu durante o acompanhamento, que se deu por 15 anos. E, após considerarem a influência da idade e outros fatores, os pesquisadores observaram uma associação de altos níveis de neuroticismo e de baixa habilidade cognitiva com maiores riscos de morte.

"O risco representado pela menor inteligência foi através de sua associação com pior saúde, menos escolaridade e menor renda", explicou o pesquisador Alexander Weiss, líder do estudo. Um maior status socioeconômico e uma maior saúde física, porém, anulavam os efeitos da baixa inteligência, mas não do alto neuroticismo, na mortalidade.

Os autores destacam que a mensagem mais importante do estudo "é que os fatores psicológicos podem interagir para afetar a saúde". E os resultados apoiam estudos anteriores que associam os traços de personalidade à longevidade.

(Psychosomatic Medicine, maio de 2009)

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, mas existe uma outra vertente pessoas como Castro Alves que viveu somente ate os 24 anos eram o verdadeiros gênios e pessoas que nunca tiveram instrução alguma passaram do cem anos, isso e um verdadeiro paradoxal.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails