domingo, 18 de outubro de 2009

A batalha pela mente (parte 14)

13. Repouso

“Se nossos obreiros missionários-médicos seguissem a receita do Grande Médico para se obter repouso, uma restauradora corrente de paz fluiria através de suas almas.” – Conselhos Sobre Saúde, pág. 370

Fadiga física causa:
Hipertensão
Dores musculares
Problemas cardíacos
Problemas no sistema gástrico

Fadiga mental causa:
Irritabilidade
Tendência a exagerar reações
Dificuldade para raciocinar com clareza

Hormônios

Melatonina – é produzida antes da meia-noite e é importante para aumentar a eficiência do cérebro, capacitando as células nervosas a tornar o aprendizado permanente e útil.

Cortisona – pico de produção: da meia-noite até o amanhecer. Ajuda a lidar com os fatores estressantes do dia e reduz a fadiga.

Melatonina – Tranqüilizante natural. É produzida em lugar quieto e escuro.

Se não dormir na hora certa, não tem oração que resolva!

Ficar sem dormir reduz níveis de testosterona

Estudo da Unifesp foi realizado com ratos; nos homens, a ausência do hormônio sexual está associada à perda da libido, depressão e fadiga crônica

"A falta de sono é responsável por conseqüências bem mais sérias que simplesmente cansaço. Uma pesquisa feita na Unifesp com ratos de laboratório e publicada na última edição da revista científica britânica Addiction Biology mostra que os animais privados de sono apresentam níveis de testosterona muito mais baixos se comparados àqueles com a rotina inalterada. Nos homens, a ausência do hormônio sexual masculino significa desinteresse sexual, fadiga crônica, depressão e aumento de gordura abdominal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails