Que o câncer é um problema grave de saúde, todo mundo sabe. E uma pesquisa recente da ONU reforça o alerta: 13,2 milhões de pessoas morrerão de câncer a cada ano até 2030 – nada mais, nada menos que o dobro de casos registrados em 2008. Dados fornecidos pela agência internacional de pesquisa sobre o assunto (a IARC, vinculada à ONU), a expectativa é que 21,4 milhões de novos casos sejam diagnosticados anualmente em 2030. Isso torna ainda mais importante a questão de diagnóstico e tratamento rápidos, fatores que melhoram e muito as possibilidades de se vencer um câncer. Mas como lidar com isso num país em que a saúde pública apresenta tantos problemas como é o caso do Brasil?
É importante discutir o assunto e generalizar o acesso a tratamentos e a disponibilidade de medicamentos, focando nos cânceres de maior incidência (pulmão, mama...). Porque os dados não mentem: em 2008, os países em desenvolvimento tiveram 56% dos casos de câncer e 63% das mortes ligadas à doença. Não dá pra ignorar.
Confira as notícias, opine, exija.
(josue Lineu)
Câncer matará mais de 13,2 milhões por ano até 2030, diz ONU
Acesso a drogas anticâncer é alvo de fórum
Nota: É importante que esse assunto seja mais amplamente discutido, mas que não se deixe de apontar a principal causa do problema: o estilo de vida inadequado, com muito sedentarismo, estresse e alimentos industrializados. A prevenção ainda é o melhor remédio.[DB]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário