A pesquisa, conduzida por Yael Latzer e Tamar Shochat, observou mais de 440 crianças com idade média de 14 anos. Elas foram entrevistadas sobre seus hábitos de sono e alimentação, uso de computador e tempo na frente da TV. Os participantes do estudo indicaram que o horário médio de ir para cama era em torno das 23h, acordando por volta das 6h45. Nos finais de semana esses horários de sono variavam entre 1h45 da madrugada e 11h30 da manhã. As crianças com TV ou computador no quarto dormiam até 30 minutos mais tarde, mas acordavam por volta do mesmo horário. De acordo com o estudo, essas crianças – com idade para estarem no ensino médio – diziam gastar até 2 horas e 40 minutos na frente da TV e usavam o computador por mais de 3 horas e 45 minutos. Nos finais de semana esse tempo aumentava até 1 hora e meia para o uso da televisão e mais 5 horas para o uso do computador.
Outro dado preocupante foi o fato de que mais da metade das crianças entrevistadas costumava fazer as refeições na frente da TV – um hábito que contribui para a obesidade – contra apenas 10% que diziam nunca terem desenvolvido esse hábito (mesma porcentagem de crianças que comiam na frente do computador).
A pesquisa aponta que além de padrões de sono comprometidos – que podem levar à irritabilidade, perda de poder de concentração e influenciar no rendimento acadêmico – essas crianças podem também ser expostas ao risco do desenvolvimento de transtornos alimentares diversos, além do desenvolvimento de diversas outras doenças.
(O que eu tenho?)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário