quarta-feira, 26 de maio de 2010

Leite materno pode ajudar a evitar alergias

Os pais querem o mundo para os filhos, que experimentem todos os sabores, que comam de tudo. Por isso, é duro quando a proibição chega imposta pela alergia. [...] Por ser um dos primeiros alimentos na vida dos bebês, o leite de vaca se transforma em causador de alergia. O organismo de quem nasce com pré-disposição alérgica entra em guerra contra um inimigo inofensivo para a maioria. Em Léo, as primeiras reações fortes foram aparecendo depois que a mãe, a dona de casa Eidh Soares, começou a complementar a amamentação com fórmulas a base de leite. Além de lesões pelo corpo, o intestino sofreu com diarréias e perda de sangue. “Ele estava perdendo peso e chegou à desnutrição”, revela Eidh. Com Igor, o susto aconteceu aos quatro meses, quando a mãe, a dona de casa Andréia Salino, estava voltando a trabalhar e introduziu na dieta do bebê um iogurte. “Ele ficava com a minha mãe, tomou esse iogurte e, depois de uns 15 minutos, ela começou a observar que ele inchou inteiro”, afirma Andréia. “Ele já tinha essa predisposição, a médica falou. Mas ter introduzido leite tão pequeno foi o que provocou”.

As reações alérgicas podem ser rápidas e violentas como a de Igor ou mais lentas em seus estragos como a de Léo. O importante é ter um diagnóstico certo para não tirar alimentos desnecessariamente. “Isso precisa ser estabelecido com muita experiência. Não tem uma receita de bolo para se fazer diagnóstico. Tem uma série de fatores envolvidos que vão me mostrar se tem ou não tem”, destaca a pediatra Renata Cocco, da UNIFESP. “Não importa se é um montão ou se é um pouquinho, é suficiente para fazer um estrago ou na pele ou no intestino”, conta Eidh.

Quem é alérgico precisa, sim, de cuidados. Às vezes, só uma dieta especial. [...]

Leite materno é um santo remédio, pode ajudar a evitar alergias. “Nós sabemos que o importante é o leite materno, pelo menos até seis meses, mesmo que você comece a introduzir alguns alimentos a partir do quarto mês. Nós sabemos que ele é importante para a flora intestinal, importante para o desenvolvimento do sistema imune do intestino”, ressalta a pediatra Cristina Jacob, da Universidade de São Paulo (USP).

É bom lembrar que alergia e intolerância são coisas bem diferentes. A intolerância ao leite, que tem aumentado entre os adultos nos últimos anos, é um problema do sistema digestivo. “Intolerância alimentar é quando a pessoa não tem uma enzima que digere o alimento. E alergia é quando você tem um sistema imunológico que reconhece aquilo como estranho”, destaca o alergista Fábio Castro, da USP. [...]

(Globo Repórter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails