sexta-feira, 21 de maio de 2010

Panquecas de morango

Esta semana sugiro a você a receita de panqueca de morango. Testei no domingo retrasado para servir no desjejum. Ficou uma delícia. Meus comentários estão entre colchetes.

Panqueca de Morango [ou, no meu caso, de Kiwi)

Ingredientes Massa:

1/2 xíc. de aveia
1 pitada de sal
1/2 xíc. de farinha de trigo [utilizei a integral, mas pode ser a branca]
2 c. s. de azeite
2 c. s. de extrato de soja em pó [o Gransoy Premium sem açúcar é o melhor, em minha opinião]
1 xíc. de água
[Em minha opinião, fica mais gostoso se acrescentar de 1 a 2 c. s. de mel à massa]

Ingredientes Recheio:

3 xícaras de morango picados [como não tinha morango em casa, fiz com kiwi. A receita indica também amora ou laranja]
1 c. s. de amido de milho
1/2 xíc. de suco de laranja [como não tinha laranja, usei leite de soja]
4 c. s. de mel

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes da massa no liquidificador e bata até obter uma massa cremosa, como as de panquecas. Coloque mais água, se necessário. [Será preciso acrescentar mais água, se demorar para fritar as panquecas, pois a aveia começa a "inchar" e a massa fica muito grossa. Tive que acrescentar mais 1/2 xíc. de água no meio do processo de fritar as panquecas]. Aqueça bem uma frigideira antiaderente, pincele levemente azeite de oliva e coloque de 3 a 4 colheres de massa [coloquei uma concha!], girando a frigideira para que a massa fique por igual. Logo que a massa soltar, vire para dourar o outro lado. Retire da frigideira e dobre imediatamente ao meio, formando uma meia lua e ao meio novamente, formando um triângulo de base arredondada, como leque.

Recheio:

Misture o suco de laranja [ou, no meu caso, o leite de soja] com o amido de milho e leve ao fogo mexendo sempre com uma colher-de-pau. Quando espessar, acrescente o mel e os morangos [ou kiwis, amoras, laranjas]. Desligue antes que a fruta comece a perder líquido. Recheie as panquecas dobradas em quatro e despeje o restante sobre elas.

[Utilizando a medida de uma concha média, a receita rendeu seis panquecas, o que, no nosso caso, foi suficiente para três pessoas].

Espero que gostem!

Essa receita saiu novamente do livro Vida no Campo, de Pompéia Herculano. Como podem ver, estou empolgada com as receitas desse livro. O contato para adquirí-lo é: receitasveganas_vidanocampo@hotmail.com

(Karina Carnassale Deana; karinadeana@yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails