sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Temperamentos diferentes

Você já ouviu dizer que a incompatibilidade de gênios poderia ser uma razão lícita para a separação de um casal? Será que um casamento entre pessoas de temperamentos diferentes não poderia ter sido um erro, sendo necessária uma reparação, como a separação, por exemplo?

Claro que não, pelo menos para as pessoas que resolveram aceitar a Bíblia como a autoridade e o critério máximo para a própria conduta. É na Palavra de Deus que encontramos a verdade de que "todas as coisas [inclusive uniões entre pessoas de temperamentos diferentes] contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8:28). Veja que o texto é totalmente inclusivo: o "todas as coisas" do apóstolo não deixa nada de fora! Isso quer dizer que mesmo o fato de um casal possuir temperamentos diferentes deveria ser encarado pelos cristãos como uma contribuição para o seu bem, para o crescimento, e não como desvantagem.

Mas em que sentido um casamento entre pessoas tão diferentes, com um potencial tão grande para conflitos, poderia ser uma vantagem? Quem responde é outra autora inspirada: "Está no propósito de Deus que pessoas de diferentes temperamentos se associem... Por este meio será cultivada mútua consideração e tolerância, os preconceitos serão amenizados e abrandados os pontos fortes do caráter. Deve garantir-se a harmonia, e o intercambio de temperamentos será benéfico a cada um" (Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 427).

Então, decida hoje a, com a ajuda de Deus, extrair o maior benefício dessas diferenças entre você e as pessoas com quem você se relaciona, especialmente o seu cônjuge.

(Marcos Faiock Bomfim, www.outraleitura.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails