quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Palestra com o Dr. Silmar Cristo

Há duas semanas, assistimos uma palestra com o Dr. Silmar Cristo, que apresentou 12 passos a serem seguidos, se quisermos restaurar a saúde e termos uma vida longeva e de qualidade. Para ele, ao contrário do que muitos pregam por aí, o primeiro passo é diminuir a quantidade de comida ingerida (geralmente comemos muito mais do que necessitamos) e diminuir a frequência das refeições, ou seja, darmos um descanso de no mínimo 5 horas para o nosso estômago fazer o seu trabalho e descansar (hoje em dia se prega que devemos comer de 3 em 3 horas - coitado do nosso aparelho digestório!). Para a surpresa de muitos dos ouvintes, o segundo passo apresentado por ele foi evitar o uso de açúcar e refinados. Acho que esse é um grande desafio para todos nós. Segundo ele, o açúcar realmente é viciante e seus efeitos negativos sobre a saúde são imensos. O açúcar é um dos responsáveis pela vida cada vez mais curta, ou cada vez mais problemática em termos de saúde do ser humano. O artigo abaixo publicado pela Folha só veio a confirmar o que ouvimos em sua palestra sobre o açúcar.

Para o Dr. Silmar, os melhores recursos para "adoçar a vida" são as frutas, com seu dulçor natural, o mel e o melado (com moderação, claro). Aqui em casa, há algum tempo fazemos uso do açúcar mascavo (para receitas de bolo, biscoitos, etc.) e o açúcar demerara (para eventuais sucos e sobremesas), mas no dia a dia nos adaptamos muito bem ao sabor do mel. Faça um teste de alguns dias sem o açúcar refinado (incluindo o cristal). Os resfriados frequentes, a dor de garganta que nunca passa, a dor de cabeça, os problemas respiratórios, as alergias, a depressão e a sonolência certamente vão diminuir significativamente. Vale a pena passar por essa crise de abstinência.

(Karina Carnassale Deana)

"Açúcar pode causar efeito semelhante ao da cocaína no cérebro"

Um comentário:

  1. É verdade, meu pai e eu temos sido provas vivas da mudança de hábitos!!!
    uma citação muito boa de uma autora norteamericana diz: "Sem saúde ninguém pode compreender distintamente suas obrigações, ou completamente cumpri-las para consigo mesmo, seus semelhantes ou seu Criador." - Ellen G. White, livro, Educação, pág. 105
    Creio que todos querem ter saúde, mas poucos querem pagar o preço pra tê-la...
    Você está disposto???

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails