
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Abaixo a crueldade humana

Carne e risco de doença cardíaca em mulheres

A pesquisa descobriu que as voluntárias que ingeriam duas porções de carne vermelha (fresca ou processada) por dia eram 30% mais propensas a sofrer problemas no coração do que as que saboreavam apenas a metade. Substituir a iguaria por nozes mostrou reduzir a chance de enfermidades do coração em 30%; por peixe, em 24%; por ave, em 19%.
A nutricionista Marek Doyle comentou as conclusões ao jornal Daily Mail. Afirmou que evitar totalmente a carne vermelha priva a pessoa de uma fonte rica de proteínas e ferro [na verdade, é possível substituir adequadamente a carne por alimento de origem vegetal]. Além disso, apontou que há uma grande diferença entre o produto fresco e processado, sendo o segundo menos saudável.
(Terra)
Álcool aumenta risco de câncer de mama

As mulheres foram classificadas como as que nunca beberam, as que pararam de beber e as que bebiam atualmente. As que bebiam foram agrupadas em seis categorias de acordo com o número médio de bebidas por semana, desde menos de um drinque por semana até mais de 14 drinques por semana.
Os pesquisadores descobriram que o consumo de álcool é mais fortemente relacionado ao risco de tumor lobular do que de tumor ductal, e mais fortemente relacionado ao câncer de mama hormônio-receptor-positivo do que o câncer de mama hormônio-receptor-negativo. Esses resultados confirmam pesquisas anteriores com conclusões semelhantes. Os riscos observados não variam de acordo com o tipo de álcool consumido pelas mulheres.
Segundo os autores da pesquisa, as mulheres que bebiam uma ou mais doses de álcool por dia tiveram quase o dobro de risco de câncer de mama do tipo lobular, mas nenhum aumento no risco de câncer de mama do tipo ductal. Ainda segundo eles, é importante notar que o câncer ductal é muito mais comum do que o câncer lobular. Aproximadamente 70% de todos os cânceres de mama são ductais, sendo que cerca de 10 a 15% dos casos é lobular.
(Hypescience)
Leia também: "Além do vício em tabaco, nicotina é responsável por desenvolver câncer de mama"
Frutas que preservam a lucidez por mais tempo

Os testes para comprovar essa tese foram especialmente preparados para serem apresentados na conferência em Boston. Apesar de um experimento como este não ser dos mais perigosos, foi inicialmente testado em ratos. Os cientistas passaram a alimentar os camundongos perto do fim da vida (eles, assim como as ratazanas, vivem entre 2 e 3 anos), durante dois meses, com porções de morango, mirtilo (também chamado de uva-do-monte, é outra frutinha do grupo com propriedades quase miraculosas) ou amora. Os exames mostraram uma reversão do declínio relativo à idade nas funções nervosa e comportamental que envolvem o aprendizado e a memória nos ratos.
Os pesquisadores, no entanto, não têm dúvidas de que os mesmos efeitos são observados em humanos. Isso porque os nutrientes das frutas e os compostos tóxicos que elas limpam são os mesmos, entre ratos e humanos. A alimentação, assim, desempenha na sanidade mental dos velhinhos um papel mais importante do que imaginamos.
(WebMD)
Patê de cenoura crua
Ingredientes:
2 cenouras grandes raladas
1 c. c. de sal
Suco de 1 limão
Cheiro verde a gosto
1 dente de alho
Óleo ou azeite suficiente para o liquidificador começar bater a mistura
Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Vai dar um pouquinho de trabalho para bater. Será preciso desligar de vez em quando e ajudar a mexer a mistura com a colher. Bater até triturar bem a cenoura. Excelente com pão integral!
Bom apetite!
Karina Carnassale Deana
2 cenouras grandes raladas
1 c. c. de sal
Suco de 1 limão
Cheiro verde a gosto
1 dente de alho
Óleo ou azeite suficiente para o liquidificador começar bater a mistura
Modo de fazer:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Vai dar um pouquinho de trabalho para bater. Será preciso desligar de vez em quando e ajudar a mexer a mistura com a colher. Bater até triturar bem a cenoura. Excelente com pão integral!
Bom apetite!
Karina Carnassale Deana
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Palestra com o Dr. Silmar Cristo

Para o Dr. Silmar, os melhores recursos para "adoçar a vida" são as frutas, com seu dulçor natural, o mel e o melado (com moderação, claro). Aqui em casa, há algum tempo fazemos uso do açúcar mascavo (para receitas de bolo, biscoitos, etc.) e o açúcar demerara (para eventuais sucos e sobremesas), mas no dia a dia nos adaptamos muito bem ao sabor do mel. Faça um teste de alguns dias sem o açúcar refinado (incluindo o cristal). Os resfriados frequentes, a dor de garganta que nunca passa, a dor de cabeça, os problemas respiratórios, as alergias, a depressão e a sonolência certamente vão diminuir significativamente. Vale a pena passar por essa crise de abstinência.
(Karina Carnassale Deana)
"Açúcar pode causar efeito semelhante ao da cocaína no cérebro"
Assinar:
Postagens (Atom)